14º dia – Saída da Patagónia para entrar na cidade de Buenos Aires

Após dois dias de viagem desde El Calafate até Buenos Aires, chegou o dia para explorar a capital Argentina.

Começamos o dia na Calle Caminito, a rua cheia de cores e comércio, ideal para comprar souvenirs.

O Caminito é um dos passeios mais emblemáticos da Cidade e dos atrações imperdíveis para os que o visitam. No bairro de La Boca, os “conventillos” (cortiços) típicos com paredes de zinco pintadas de várias cores, contam a história de uma época em que as famílias originais fugiram da região devido à epidemia de tifo, mudando-se para a parte alta da cidade, deixando as mansões quase abandonadas, alugadas para os imigrantes que desembarcavam no porto. É também um museu a céu aberto com quase 150 metros de comprimento.


Seguimos para o estádio Boca Juniors, mais conhecido como La Bombonera, apelido que recebeu devido à sua forma retangular como se fosse uma caixa de bombons.

Continuámos a explorar as ruas de La Boca e apanhámos uma surpresa pelo caminho: Dia 24 de Março, é feriado nacional – Dia Nacional da Memória da Verdade e da Justiça, em memória das vítimas da última ditadura militar. Pelo que apanhámos uma marcha com milhares de pessoas e a nossa solução para fugir da multidão foi conhecer o Café Tortoni, espaço emblemático da cidade e rivaliza com o café Versalhes em Lisboa.

Infelizmente as condições atmosféricas não estavam em concordância com o que me foi prometido: 28 graus à sombra, em vez disso, está trovoada e rajadas de vento. Sinto que é para não me esquecer tão depressa do tempo Patagónico! ❄️

15º dia em Buenos Aires

A noite anterior terminou com um espectáculo de tango que valeu a pena cada centavo. Podem conhecer melhor essa experiência aqui.

Já no dia seguinte, continuámos a explorar Buenos Aires e neste dia começámos pela Plaza de Mayo, onde podemos encontrar a Catedral Metropolitana (a principal igreja católica com estilo neoclássico) e a Casa Rosada (sede da presidência da República Argentina). Da Plaza de Mayo é possível observar o Obelisco, o terceiro ponto turístico visitado hoje.

Seguimos até às Galerías Pacífico que nada mais são que um centro comercial, no entanto, caracterizadas pelos frescos pintados na cúpula principal.

Uma chuvada depois encontrávamos-nos no El Ateneo, um antigo teatro convertido em biblioteca.

Outro ponto interessante da volta de hoje foi o cemitério Recoleta, onde figuram líderes políticos, presidentes da Nação, escritores, prémios Nobel, desportistas e empresários, sendo o nome mais sonante Eva Perón.

Ainda tivemos pés para conhecer a Floralis Genérica e o Jardim Japonês. Sendo a primeira uma escultura de aço impotente que imita o movimento das flores, abre ao sol e fecha de noite.

Terminámos o dia no restaurante Perón Perón, impecavelmente decorado com várias referências ao governo Peronista.

 

Últimos dias em Buenos Aires

O último dia foi reservado para conhecer o bairro histórico de San Telmo. As galerias de arte temporárias, os bares noturnos e os murais de rua conferem ao antigo bairro de San Telmo uma atmosfera boémia. Repleta de antiguidades e churrascarias barulhentas, a rua Defensa atravessa a Plaza Dorrego, onde um mercado e artistas de rua atraem turistas aos domingos. Também os espetáculos de tango marcam este bairro.

“Volta a onde te sentes bem.” – talvez seja por isso que voltei 3x ao Caminito. Voltei tanto pelos souvenirs como para conhecer a Fábrica Colón – Uma experiência onde é possível conhecer o que é necessário para as grandes produções de teatro.

 

Terminámos assim a viagem pela Argentina!

Não era o meu destino de sonho, não fui com grandes expetativas mas depois de 20 dias pela Argentina sinto que ficou tanto para ver e explorar, como o norte do país… Não sei se um dia voltarei mas quero pensar que sim, que possa voltar a ser feliz entre a natureza e o caos das cidades com mais de 14 faixas de estrada. 

Qualquer dúvida que tenham basta entrar em contacto para vos ajudar, num roteiro semelhante a este ou a explorar outro país qualquer. 

Leave a comment

Parcerias
Newsletter

ARRELIA TRAVEL © 2022. ALL RIGHTS RESERVED.