Vai de viagem, faz vários quilómetros por dia para ver tudo e mais alguma coisa. O objectivo é aproveitar o tempo e conhecer o melhor do destino escolhido, no entanto convém não descuidar das horas de sono e repouso.

Eu consigo dormir 5 horas por noite e estar fresca que nem uma “alface do Lidl”. Já os meus companheiros de viagem dormem 8 horas por noite e mesmo assim acordam cansados e não usufruem do dia em pleno porque depois de almoço só pensam na sestinha…

Há tanto para explorar, por isso deixo aqui algumas dicas para ter umas horas de repouso mais que satisfatórias.

1- Ajuste a hora antes de viajar
 

Antes de descolar, ajuste o seu relógio para se habituar com mais facilidade ao horário do destino. Por exemplo: Quando fui à Tailândia (são 7 horas de diferença horária), o meu voo era ao 12h, eu fiz por acordar às 2h da manhã, fiz o resto do dia normalmente como se estivesse já 7h à frente. Apenas dormi quando cheguei à Tailândia. Foi um pequeno sacrifício para combater o jet lag e habituar-me logo ao horário tailandês.

2- A bordo, coma e beba com moderação

Ainda que possa viajar de classe executiva e tenha à disposição um cardápio tentador, não exagere e evite cafeína e álcool que atrapalham o sono. Segundo David Hamer, director da Clínica de Viagem do Centro Médico de Boston, “uma pequena quantidade de vinho ajuda a relaxar, mas a partir de duas doses o efeito é inverso”.

3- Seja um nativo quando chegar ao destino

Ao desembarcar no país de destino, coma e durma nos horários em que população local costuma fazer essas actividades. É difícil no primeiro dia, mas um pequeno esforço vai garantir tranquilidade no restante da viagem.

4- Utilize medicações com moderação

Aquele Xanax ou Valdispert podem ajudar a dormir durante o voo, mas agravam os sintomas de jet lag, como fadiga, dores de cabeça e falta de concentração.

5- Renda-se às novas tecnologias
 

Hoje, existem diversos acessórios disponíveis para dar mais conforto durante os voos, como máscaras e fones de ouvido “inteligentes” que ajudam a induzir o sono.

Leave a comment

Newsletter

Arrelia Travel © 2022. All Rights Reserved.